Dissertações

2022

CARDOSO, Thomas Victor Barreto. CONSTRUÇÃO DAS TRANSMASCULINIDADES: memórias e narrativas. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2022.

JESUS, Elísha Silva de. Impactos políticos-pedagógicos do uso do nome social nas histórias de vida de travestis negras brasileiras. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2022.

RODRIGUES, Fernanda Brito. SATÃ-GRIÔ: Relatos dos caminhos e encruzilhadas na vida de um corpo negro-resistência. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2022.

SANTOS, Rafael Renato dos. FOME, DEVORAÇÃO E OS SABERES DO PÉ: Antropofagia como possibilidade de produção de conhecimento e crítica das desigualdades contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2022.

YAMAGUTI, Emerson Takumi. Os mares revoltos de luta, resistência e beleza: a arte na transformação do silêncio em linguagem e ação dos corpos gays com deficiência. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2022.

2021

BARROS, Emanuela Oliveira de Almeida. A contribuição do Conselho da Mulher de Sorocaba para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2021.

CACIATORI, Eduarda Gava. A Capoeira entre os fundamentos e movimentos de criação: um estudo sobre cultura, gênero e sexualidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. 

FONSECA, Sandra Teixeira. Mães fora do armário: travessias de r(existências), negações, conflitos e luta. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. 

2020

ALMEIDA, Cássia Cristiane Lopes de. Cenas e Discursos Heteronormativos e de Gênero na Educação Infantil. 2020, 126 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba - SP, 2020.

FRANCISCO, Daniele Santos. Trans (bordando) trajetórias de vidas: Corpos invisíveis, Potencialidades e Resistências de Pessoas Trans. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba - SP, 2020.

2019

INACIO, Cileide Luz Soares. Guerreiras afro-atlânticas: Mulheres refugiadas em busca de sua outra no Brasil . 2019. Fls Dissertação (Mestrado e Educação) - Programa de Pós- graduação em Educação. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP, 2019.

LOURENÇO, Silmara Silveira. Sexualidade e gênero segundo educadoras de ciências e biologia: limites, resistências e possibilidades da educação sexual na escola. Sorocaba. 2019. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação,
Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP, 2019

MOURA, Daiana. Mulher negra e(n)cena: performances, encontros e utopias. 2018. 368 p. Dissertação Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2019.

SANTOS, Vanessa S. CULTURA POPULAR E O MODO DE VIDA BRINCANTE: costurando linhas de vida na perspectiva das africanidades.
2019. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Ciências Humanas e Educação. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP, 2019.

2017

RODRIGUES, Thais Domingos dos Santos. Mulheres da Esquerda: Política, Memória e Feminismos. 2017. quantidade de folhas - fs. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos/SP, 2017.

2016

SILVA, Mayris de Paula. Memórias de Mulheres do Movimento Estudantil: participação, gênero e educação. 2014. 149 fs. Dissertação (Mestrado em Educação)– Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP, 2016.

2015

COLPANI, Felipe. Corpus, Máquina & Afetos - A experiência homossexual na contemporaneidade. 240fs. Dissertação (Mestrado em Educação)– Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP, 2015.