Mulheres e Luta está de volta e com esta incrível parceria!
No dia 27/11 (quarta-feira) o Espaço Cultural IGESC recebe a Oficina de Escrita Insubmissas Letras de Mulheres. A atividade faz parte do programa de ações dos grupos de pesquisa GAIA, NEGDS (Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades) e da Coletiva-projeto Mulheres e Luta, todos compostos por professoras pesquisadoras da UFSCAR de Sorocaba.
Nesta oficina, a proposta é dialogar sobre a produção teórica de mulheres que fortalece o cotidiano e as experiências de mulheres e dissidências. O debate é centrado na potência artística e criativa que pode funcionar como importante ferramenta no combate das opressões e violências e principalmente atuar na transformação da sociedade. Abrir espaço para trocar referências e proporcionar um ambiente de criação entre as participantes é o objetivo da ação.
No encontro todas serão convocadas a criar partindo das provocações e das propostas teóricas de mulheres que de algum modo transformaram o mundo. Zine, lambe-lambe, adesivo, cartaz são algumas das ferramentas produzidas e estão diretamente relacionadas aos processos criativos das proponentes, Daia Moura e Fernanda Brito. A ideia de compor coletivamente e somar forças para criar esses materiais, tem a ver com a difusão, disseminação e divulgação de produção de conhecimento e de resistência no ambiente urbano. Ofertar um momento de diálogo, escuta e criação e espalhar vozes de mulheres pela cidade é um movimento poético-político que está atrelado aos processos dos grupos de pesquisa envolvidos na atividade.
O título da oficina remete à produção da intelectual negra Conceição Evaristo, importante referência para as mulheres do Brasil. A oficina acontecerá no dia 27 às 19h no IGESC que fica na Rua Capitão Manoel Januário, 233.