Nós Diversos realizou um bate-papo sobre escrita feminina com a poeta Carmen Faustino

O  Coletivo Nós Diversos, uma parceria entre o Sesc Sorocaba, a Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS) e o Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (NEGDS-UFSCar), convidou a escritora e poeta Carmen Faustino para discutir a escrita feminina em primeira pessoa. A mediação foi realizada pela Profa. Viviane Mendonça.
O bate-papo abordou a importância das coletivas e redes de apoio entre mulheres, assim como suas ações em grupos voltadas para o fortalecimento das subjetividades, afetos e consciência crítica feminista. Discutiu que neste movimento individual e coletivo de respostas e ressignificação de si, as oficinas e projetos literários de escrita poética e autoral se tornam uma possibilidade de exercício prático e político na vida e atuação das mulheres e na construção de novos imaginários sociais sobre gênero.
Carmen Faustino é periférica da zona sul de São Paulo, atualmente morando em Salvador. Poeta, escritora, educadora e gestora de projetos em educação e cultura. Pesquisadora mestranda no departamento de estudos sobre mulheres, gênero e feminismo na UFBA. Em 2020, lançou Estado de Libido ou poesias de prazer e cura, de poemas eróticos. Desde 2012 atua na cena cultural negra, publica em antologias e revistas e desenvolve projetos de fortalecimento da escrita e literatura de mulheres negras. Assina a co-organização de diversas antologias negras, entre elas, Ser Prazeres – Transbordações eróticas de Mulheres Negras (2021), Pilar Futuro Presente – Uma antologia paraTula (2019), Sambas Escritos (2018) e Pretextos de Mulheres Negras (2013). É idealizadora e co-fundadora do coletivo Baobá Fortificando as Raízes de educação étnico-racial e mobilizadora do Núcleo Mulheres Negras – O amor cura, de estudos, vivências e cuidado coletivo entre mulheres negras.