Relato das atividades do projeto/coletivo Mulheres e Luta de 2022

Relato das atividades do projeto./coletivo Mulheres e Luta de 2022

O Projeto Mulheres e Luta é uma atividade contínua organizada por grupo de pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (NEGDS) da UFSCar Sorocaba. O objetivo é trazer resultados de pesquisas do grupo no âmbito da graduação e pós-graduação, atividades culturais e artísticas, e debates com convidadas.

Todas estas atividades versam sobre as questões dos direitos, educação, arte e cultura, sexualidade, saúde, memórias, lutas e resistências das mulheres. A proposta é divulgação de estudos sobre as mulheres com a comunidade, evidenciando a necessidade de tornar visível as mulheres na história, bem como proporcionar um diálogo entre as mulheres trabalhadoras e militantes dos direitos humanos com as pesquisadores e pesquisas e estudos sobre gênero, feminismo e mulheres, que estão sendo realizados na universidade, com ênfase na insterseccionalidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual e classe. Com este propósito, estabeleceu uma parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba para viabilizar um local e infra-estrutura adequadas onde as atividades pudessem ser realizadas e de maior proximidade com as mulheres trabalhadoras, estudantes e professoras e militantes dos direitos humanos e movimentos sociais, respondendo a um interesse explicitado pela entidade sobre o tema do projeto. O auditório onde as atividades são realizadas fica na região central e próximo a terminal de ônibus e rodoviária da cidade.

Em 2022, no entanto, com a condição da pandemia de COVID-19 e a orientação das medidas sanitárias da UFSCar, foram realizadas  algumas atividades híbridas ou em plataformas digitais com YOUTUBE, possibilitando segurança e ampliação de público. Ressalta-se também a importância neste ano da participação de uma bolsista de extensão da UFSCar, aluna do curso de pedagogia, Thais Almeida, que colaborou com a organização e divulgação do projeto.

Que venha 2023 com mais Mulheres e Luta!

Encontros de 2022:
Todas as atividades aconteceram no período da noite, entre 19 e 22h.  As atividades de junho e setembro não puderam acontecer por impedimento de agendas das convidadas. Foram realizadas as seguintes atividades:

14/04/2022 -Roda de Conversa “Nós, Mulheres. Nossas Lutas”. Com o objetivo de discutir os desafios das mulheres nos tempos atuais, a equipe do Projeto Mulheres e Luta fez um bate-papo sobre suas memórias nas militâncias, desafios que foram vividos do período da pandemia de COVID-19 e sobre as pesquisas que estão realizando na graduação e pós-graduações da UFSCar. 126 visualizações. Local: www.youtube.com/mulhereseluta

19/05/2022 – Live Mesa-redonda “Maio de Lutas”. O debate abordou as lutas históricas vividas pelas mulheres, sobretudo no momento atual, e que são lembradas neste mês de Maio. As convidadas foram a escritora e feminista negra Maria Teresa Ferreira e a bacharel em políticas públicas Miriam Algarra, com mediação da mestranda em Educação pela UFSCar, Elisha Silva. 66 visualizações. Local: www.youtube.com/mulhereseluta

23/06/2022 – “A história das lutas das Mulheres”, com Heloisa Buarque de Holanda, escritura e historiadora, foi organizada e divulgada, porém teve que ser cancelada no dia do evento, devido a problema de saúde da Profa. Heloisa, com o compromisso de adiar a data, porém não foi possível no período do projeto.

28/07/2022 – “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi o tema da live do projeto Mulheres e Luta do mês de julho. Foi realizada parceria com Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Sorocaba (CMDMS). O CMDMS foi representado pelas mulheres negras que o compõem: Thara Wells e Regina Cardoso. a Mediação foi feita por Daia Moura. 48 visualizações. Local: www.youtube.com/mulhereseluta

28/08/2022 – “O efeito da desinformação na vida das pessoas”, com Nina Santos, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). O debate discutir o tema das fake news tão presente no período da pandemia e contexto político brasileiro. A live contou com mediação da atriz e doutoranda de Educação da UFSCar Daia Moura e a transmissão será feita pelo canal www.youtube.com/mulhereseluta 60 visualizações.

28/10/2022 – “Oxigênio”, um evento que convidou artistas e pesquisadoras para debate, apresentações e fortalecimento dos movimentos feministas de Sorocaba e região. Ocorreu no auditório térreo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), e incluiu uma roda de trocas de saberes entre os diversos movimentos feministas. Buscou criar um espaço para que as artistas, pesquisadoras e militantes de Sorocaba pudessem se comunicar e entender a movimentação que ocorrem nas diversas linguagens da luta feminista na cidade neste período político e de pandemia no país. 120 participantes.

01/12/2022 – “Violência sexual contra as Mulheres e disseminação de HIV/Aids e outras IST”, novamente em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Sorocaba, o projeto Mulheres e Luta (Negds/SMetal) promoveu, presencialmente, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, o debate “Violência sexual contra as mulheres e a disseminação de HIV/Aids e outras IST”. As convidadas para esse debate, que integraram a programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, foram a advogada Emanuela Barros, presidenta do Conselho e a enfermeira Daniela Valentim dos Santos, que atua como aconselhadora no programa IST/Aids em Sorocaba. A mediação foi feita pela professora pesquisadora Viviane Mendonça. 30 participantes.

Financiamento: Pro-reitoria de Extensão da UFSCar - bolsista; Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região- Infraestrutura